*Trechos extraídos do livro A Eterna Busca do Homem

Não é fácil definir o mau humor; mas você sabe o que é. Quando está mal-humorado, seu comportamento não é natural; você não é a pessoa que deveria ser. O resultado final é que você se sente arrasado. E que bobagem é ficar infeliz por sua própria iniciativa! Ninguém gosta de infelicidade. Por que não se analisar da próxima vez que estiver de mau humor? Você verá que está, por sua própria conta e obstinação, fazendo-se infeliz. E enquanto está assim, os demais à sua volta sentem o seu desagradável estado mental. Onde quer que vá, você se revela sem falar, porque a má disposição carrega as vibrações em seu olhar, e quem o encara percebe o negativismo ali registrado. Vendo os sentimentos sombrios refletidos em seus olhos, as pessoas sentem repulsa e querem ficar longe das vibrações desarmônicas. Você precisa eliminar o mau humor do espelho mental antes que possa eliminar seus reflexos no olhar.

Cá, com meus botões

Cada tipo de humor tem uma causa específica, que está dentro de sua própria mente. Para livrar-se das alterações de humor, é preciso remover a causa. A introspecção deve ser uma prática diária para compreendermos a natureza das alterações e aprendermos a corrigi-las se forem prejudiciais. Talvez você se encontre em um estado mental de indiferença. Não importa o que seja sugerido, você não demonstra interesse. É necessário, então, fazer um esforço consciente para criar algum interesse positivo. Cuidado com a indiferença, que calcifica o progresso na vida, paralisando a força de vontade.

Criatividade

O pensamento criativo é o melhor antídoto contra as mudanças de humor. O mau humor consegue tomar conta da consciência quando estamos em um estado mental negativo ou passivo. Quando a mente está vazia é, exatamente, quando se torna temperamental; e quando você é temperamental, o diabo vem e assume o controle. Portanto, desenvolva o pensamento criativo. Sempre que não estiver realizando uma atividade física, faça algo criativo em sua mente. Mantenha-a ocupada, de maneira que não haja tempo para acalentar predisposições negativas.

Alterações de humor são o freio nas rodas de seu progresso

Você pode dominar os humores, por mais terríveis que sejam. Decida que não vai mais ser temperamental e, se o humor negativo surgir apesar de sua resolução, analise a causa e tome providências construtivas. Não continue a agir com indiferença, se essa for a sua atitude, pois a indiferença é o pior de todos os estados de ânimo. Nessas horas, lembre-se de que não é seu próprio criador: Deus o criou e está dirigindo o universo para você. Seja qual for o seu trabalho, faça-o com entusiasmo, para Ele. Ocupe-se com atividades criativas, pois Ele lhe deu poder infinito. Como se atreve a ser um fracasso mental, entregando-se ao tóxico das mudanças de humor? Liberte-se desses estados mentais devastadores; são verdadeiros freios nas rodas de seu progresso. Enquanto não os soltar, não poderá ir adiante. Todas as manhãs, recorde-se de que é filho de Deus e que, sejam quais forem as dificuldades, você tem o poder de superá-las. Herdeiro do poder cósmico do Espírito, você é mais perigoso do que o perigo!

Esforce-se continuamente por vencer as alterações de humor pois, quando é temperamental, cultiva sementes de erro no solo de sua alma. Entregar-se ao mau humor é morrer gradualmente; mas se, diariamente, você tentar ser alegre apesar de todas as experiências perturbadoras, conhecerá o renascimento.

Em “A Eterna Busca do Homem”, primeiro volume de uma coletânea de palestras de Paramahansa Yogananda, o autor revela as verdades universais da ciência da Yoga aplicadas tanto na vida cotidiana, como em sua eterna busca espiritual. As palestras são uma grande fonte de inspiração e guia para os dias de hoje, pois trazem importantes temas para a construção de uma vida equilibrada, como: Autoanálise: Chave Para Dominar a Vida •Eliminar do Rádio Mental a Estática do Medo •Hábitos: teu amo ou escravo? • A Cura pelo Poder Ilimitado de Deus •Nervosismo – Causa e Cura •Recompensas Físicas e Espirituais do Jejum •A Divina Arte de Fazer Amigos •Equilíbrio Mental em um Mundo Mutável • A Universalidade da Yoga, entre outros.

Link para A Eterna Busca do Homem: https://bit.ly/3ouxZkx

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments