Eu me descontraio e ponho de lado tudo o que me sobrecarrega mentalmente, deixando que Deus expresse através de mim o Seu perfeito amor, paz e sabedoria.

Paramahansa Yogananda, no livro Afirmações Científicas de Cura

No Oriente, em especial na Índia, é comum que desde os primeiros anos as crianças cultivem e apreciem o silêncio. Muitas vezes na escola, outras em casa, às vezes nas duas, sentam-se com a coluna ereta e praticam uma breve meditação – que vai aumentando em tempo e intensidade com a frequência. Esse hábito, como qualquer outro, é absorvido internamente de tal maneira que num dado momento torna-se um movimento espontâneo, natural, ao qual recorrem quando percebem a agitação do corpo ou da mente.

Mulheres e homens de realização, iluminados, têm a capacidade de permanecer em plena paz interior ainda que extremamente ativos no mundo. Isso acontece porque chegaram a um estado de profunda conexão consigo e com Deus que não é necessário dedicar um período do dia ou da noite para meditarem. Eles controlam as emoções e a desarmonia do corpo e vivem em constante serenidade e alegria.

Sabe que o Gandhi tinha uma frase ótima que era assim: “Santos são os pecadores que não desistiram.”. É sempre bom tê-la na mente pra não nos esquecermos de que TODOS somos capazes de experimentar a chamada bem-aventurança (a alegria genuína). Mas, para isso, é fundamental que pratiquemos algumas técnicas seguras, feitas e transmitidas por alguém que já trilhou esse caminho e teve sucesso.

” O devoto adiantado que tem uma atitude contrita de entrega total a Deus e que medita de maneira persistente e profunda perceberá gradualmente, por meio da intuição, a resposta do Silêncio Interior.”Paramahansa Yogananda, Deus Fala com Arjuna – O Bhagavad Gita

Um dos maiores legados de Paramahansa Yogananda é, sem dúvida, as lições de meditação. Ali ele não só apresenta a Yoga como uma ciência e uma filosofia profundas, como também ensina as técnicas necessárias para se chegar ao objetivo final, à grande meta: a iluminação.

Para saber mais e solicitar as lições, acesse: https://bit.ly/35knskW

Mas tem uma coisa que o Yogananda indica e já pode ser incorporada à sua rotina a partir de hoje:

Que tal fazer as refeições em silêncio?

Nada de conversa, rádio ou televisão ligados, nem pensamentos aleatórios. O exercício é estar presente em cada gesto, inclusive saboreando a comida de um jeito que talvez nunca tenha feito antes.

Vamos lá?

Para ajudar nesses primeiros passos meditativos, nós também sugerimos o kit Comece a Meditar Agora, que reúne três livros de Paramahansa Yogananda com informações bem didáticas sobre postura, respiração e com afirmações que nos ajudam a mudar o padrão mental e deixar o terreno mental, vamos dizer assim, mais fértil.

Os devotos que, na invasão da dúvida, entregam-se completamente ao Espírito, em silêncio e submissão interiores, são capazes de captar a indescritível Luz de Deus, que tudo purifica, surgindo no firmamento da percepção interior.

Paramahansa Yogananda, no livro Deus Fala com Arjuna – O Bhagavad Gita

Boa prática!

Bibliografia sugerida:

Afirmações Científicas de Cura: https://bit.ly/3m7NcH7

Deus Fala com Arjuna – O Bhagavad Gita Volume 1: https://bit.ly/2DNuqDA

Kit Comece a Meditar Agora: https://bit.ly/2RkVQDP

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments