O que faz determinados textos e livros continuarem vivos por muitos e muitos anos? A potência de seus conteúdos. Assim acontece com as escrituras sagradas, porque todas elas têm uma mensagem que atravessa o tempo. Como disse o presidente da Self-Realization Fellowship, Irmão Chidananda, “são eternas e universais”.

O ponto central do Gita é uma grande batalha, que acontece entre membros da mesma família. Talvez você esteja se perguntando: e o que isso tem de espiritual?

Pois é, se você ler a Bíblia literalmente, não existem trechos de difícil entendimento? O Gita, sobretudo para nós, brasileiros, que somos de uma cultura bem diferente da indiana, também pode ser um grande enigma.

Ou, pelo menos, podia. Porque agora temos a versão completa da interpretação desta obra por Paramahansa Yogananda, considerado o pai da yoga no Ocidente, em português. O mestre indiano, em seus últimos meses neste plano, ficou recluso no deserto californiano e, durante o período, dedicou-se a esmiuçar e tornar clara, sobretudo aos ocidentais, a bíblia hindu.

Para ele, a batalha entre os primos Pandavas e Kuravas é, na verdade, a luta travada, diariamente, entre as boas e as más tendências dentro de nós. Krishna, o cristo do Oriente, representa a voz divina a guiar seu discípulo Arjuna, o personagem principal, por esse processo desafiador no qual o “exército do Bem” irá vencer.

A escritura é o convite a uma viagem interior que nos leva a refletir sobre pensamentos e atos diários: A quem damos mais voz? Às boas ou às más tendências? E uma mensagem encorajadora para enfrentar os desafios da vida tal qual o guerreiro Arjuna, que vai à luta conectado com Deus.

Revisando o manuscrito do Gita, senti de novo, nos comentários de Paramahansaji, o magnetismo do amor divino que está sempre nos chamando para buscar Deus, a Meta Suprema de todas as almas humanas, e que promete Sua presença protetora ao longo de todo o caminho.

Sri Daya Mata

O Gita para adolescentes

A adolescência é um período desafiador. Para quem vive e para quem convive. Um período de muita ansiedade para o jovem entender o que da sua infância deve permanecer e o que deve ser deixado de lado para criar sua própria identidade. Em busca desse novo posicionamento, desse novo modo de estar no mundo, os adolescentes são muito mais vulneráveis às influências midiáticas atuais que, de um modo geral, querem aprisioná-los, sem que eles percebam, na dança constante do consumo de prazeres e artigos lícitos e ilícitos. Soma-se a esse cenário, a influência dos amigos que exercem a liderança em seus grupos sociais, que estão no mesmo barco, tentando se situar, que se posicionam fortemente como os “populares”. Surgem, ainda, os primeiros sonhos amorosos, que também levam à uma grande inconstância emocional e crises de humor. Tudo isso pode levar a muitas escolhas incorretas. Por isso, é bem alto o número de adolescentes depressivos, que refletem nossos tempos e a própria fase. 

Esse é um período em que o amor incondicional dos educadores, mães e pais se torna essencial. É preciso criar estratégias para não perdê-los de vista em meio a tantos apelos para que experienciem situações arriscadas, perigosas e que, em alguma medida, podem prejudicá-los ou fazê-los prejudicarem alguém. 

Foi pensando em apoiar o despertar da consciência entre os adolescentes para as escolhas corretas, que a Omnisciência trouxe para a língua portuguesa o Gita, a Batalha dos Mundos, uma versão adaptada ao público jovem de uma das maiores escrituras da Índia, totalmente ilustrada em uma linguagem de “mangá”, extremamente atraente para essa faixa etária. A obra, de autoria de Sonal Sachdev Patel e Jemma Wayne-Kattan, publicada originalmente na Índia e depois na Inglaterra, é inspirada na obra “Deus Fala com Arjuna – O Bhagavad Gita”, de Paramahansa Yogananda, que traz comentários profundos para a compreensão dessa sagrada escritura.

O objetivo dessa versão para o público jovem é o de trazer ao universo do adolescente as verdades atemporais contidas no Gita, em uma abordagem prática, não religiosa ou moralista  e mostrar, em um contexto lúdico, como eles podem vencer essa batalha, utilizando-se dos recursos da Yoga e meditação.

É importante que os jovens tomem consciência de que existe, pela própria natureza da existência humana, uma batalha diária dentro de cada um de nós, não importando a idade. E que essa luta interna, entre o Bem e o Mal, pode ser estudada, analisada, para que possamos nos apropriar das “armas” apropriadas para vencer, a cada dia, nossas tendências negativas e egoístas, amparados pelos soldados ocultos das nossas tendências positivas. Uma batalha que, como ensina Paramahansa Yogananda, “mais cedo ou mais tarde precisa ser travada e vencida”.

Kit Gita para toda a família: http://bit.ly/34OxgAj


Deus Fala com Arjuna – O Bhagavad Gita

Através dos séculos, a mensagem sublime e enobrecedora do Bhagavad Gita tem sido reverenciada por buscadores da verdade tanto do Oriente quanto do Ocidente. No entanto, seu significado mais profundo, encoberto pela alegoria, permanecia obscuro. Em Deus Fala com Arjuna – uma tradução e interpretação inovadoras desta antiga escritura –, Paramahansa Yogananda revela as verdades psicológicas, espirituais e metafísicas mais profundas do Gita e explica o caminho equilibrado da meditação e da ação correta. O comentário de Sri Yogananda – uma crônica completa da viagem da alma para a iluminação – constitui um roteiro minucioso sobre a vida espiritual e nos mostra como criar para nós mesmos uma vida plena de integridade espiritual, serenidade, simplicidade e alegria. Os tópicos incluem: – Um exame profundo da origem, evolução e natureza do cosmos, que oferece também descrições dos planos de existência para além do universo físico. – A explicação sobre por que e como a prática da meditação iogue refina progressivamente a consciência e permite que o ser humano experimente a alegria transcendental da alma. – Impressionantes correlações entre a visão da realidade contida nos Vedas e as descobertas da ciência moderna. – Aspectos sutis da Kriya Yoga e como essa antiga ciência da meditação acelera a evolução espiritual do ser humano, além de muitos outros temas.

Link para os livros: http://bit.ly/2WPqS92

O Gita – A Batalha dos Mundos

O livro Gita, a Batalha dos Mundos, de autoria de Sonal Sachdev Patel e Jemma Wayne-Kattan é inspirado na obra de Paramahansa Yogananda, Deus fala com Arjuna – O Bhagavad Gita, que traz comentários a uma das maiores escrituras da Índia. Essa versão para pré-adolescentes adolescentes mostra, em um contexto lúdico, ricamente ilustrado, uma história de aventura, onde vão sendo desenhados os principais conceitos da ciência da Yoga. Inspirador para um adolescente compreender como pode vencer essa batalha entre o Bem e o Mal dentro de si, utilizando-se dos recursos da Yoga e meditação.

Link para o livro: http://bit.ly/2JZQ0oj

Comments

comments