O que é Karma Yoga?
Serviço isento de egoísmo aos outros como partes do Eu mais amplo da pessoa, sem apego aos resultados, e prática de todas as ações com a consciência de que Deus é o Fazedor.
Bons hábitos
A prática repetida de ações boas ou más cria bons ou maus hábitos. Os hábitos são mecanismos psicológicos automáticos que capacitam o homem a praticar ações sem esforço do consciente. Ser capaz de praticar boas ações compelido pela influência do hábito é benéfico, porque os bons hábitos facilitam a prática das boas ações. O mecanismo psicológico de um bom hábito pode gerar atividades boas por produção em massa. Sem o poder automático de um hábito meritório, seria preciso fazer um novo e difícil esforço cada vez que a pessoa se empenhasse em praticar uma boa ação.
Como saber quais são as ações que devo realizar?
Surge a questão: como pode a pessoa descobrir os deveres que lhe são ordenados por Deus? A tradição espiritual prescreve que o principiante no caminho da yoga peça ao guru que o aconselhe. Um guru que conhece a Deus é capaz de determinar o estado evolutivo do homem e quais os deveres que lhe cabem.
Se, por motivos pessoais ou para respeitar o sigilo divino que permeia o mundo dos fenômenos, o guru declina de dar aconselhamento específico, o estudante deve orar, após a meditação profunda: “Senhor, eu raciocinarei, quererei e agirei; mas guia Tu minha razão, vontade e atividade para a coisa certa que eu devo fazer”. Por esse método, o devoto, com a bênção interior do guru, é levado a cultivar o discernimento de sua própria alma e, por meio dele, a apressar sua sintonia pessoal com Deus.
À medida que o devoto progride na meditação, ele descobre Deus orientando sua atividade mediante o despertar da intuição. Naturalmente, a pessoa também deve usar o bom senso ao decidir quais são os deveres corretos ligados à disciplina de sua própria vida e da vida dos que dependem dela.
*Trechos do livro “Deus Fala com Arjuna – O Bhagavad Gita”
Para saber mais sobre a obra e adquiri-la, clique AQUI: https://bit.ly/3oTDIj0
Confira a íntegra da live sobre o tema no Instagram @yoganandabrasil
https://www.instagram.com/tv/CK4yLyKFiHL/?utm_source=ig_web_copy_link