Uma das minhas melhores lembranças de uma recente visita à Escola Primária Seymour, em Vancouver, foi me juntar aos alunos na aula de Carrie Gelson, numa meditação matinal.
Sentados no chão com as pernas cruzadas, nós nos concentrávamos em nossa respiração e ouvíamos o som do sino tocado por Gelson se desvanecer. Isso me fez sentir, por um momento, uma tranquilidade bem-aventurada naquela sala de pequenas crianças, normalmente agitadas.
O exercício da respiração é um evento regular na Seymour, uma das muitas escolas que praticam “the MindUP program” (programa Elevação da Mente), criado há alguns anos por Goldie Hawn. A professora Janice Parry, da Seymour, treinadora do programa junto com a Fundação Hawn por vários anos, diz que o programa é muito popular na Grande Vancouver. “Ele tem modificado vidas”, ela me disse, quando eu a entrevistei para uma reportagens há alguns anos.
Saiba mais sobre o programa neste link:
http://www.interprofessional.ubc.ca/EarlyYears/documents/A2_Pedrini_000.pdf
Meu colega Gordon Hoekstra recentemente entrevistou o neurocientista e autor Richard Davidson e escreveu o seguinte:
Técnicas simples de meditação, apoiadas no conhecimento científico moderno do cérebro, estão ajudando as crianças a se controlarem, para serem capazes de prestar mais atenção e se tornarem mais gentis, diz o neurocientista.
Davidson tem colocado sua pesquisa em prática nas escolas primárias em Madison, Wis e realiza palestras o tema, que levou-o a publicar em co-autoria um novo livro: A Vida Emocional de seu Cérebro.
Cerca de 200 estudantes, de quatro escolas primárias, têm utilizado as técnicas de respiração para controlarem seus cérebros com o objetivo de melhorar a sua capacidade de se concentrar em seus trabalhos.
“Uma simples ação, como a respiração, é uma técnica de meditação secular, mas verifica-se que possui algumas qualidades muito benéficas em termos de mudanças tanto no cérebro como no comportamento”, ele diz.
Leia o restante da história no link abaixo, em inglês: