Uma das formas de garantir que a Cultura da Paz seja cada vez mais propagada e disseminada para a humanidade se dá em explicitar para as pessoas como situações que geram violência podem deixar de existir, e porque elas devem deixar de existir, dessa forma, trouxemos nesse artigo 5 motivos pelos quais você deve boicotar o zoológico.

Já comecei o meu boicote ao zoológico colocando apenas fotos de animais na natureza e não enjaulados.

1 – O cativeiro muitas vezes deixa os animais loucos

elefanteNa natureza, elefantes andam até 50 quilômetros por dia, ursos são ativos por até 18 horas diárias, explorando as vezes centenas de quilômetros para achar seu lar (local de hibernação), tigres e leões adoram correr e escalar árvores e também percorrem quilômetros em busca da sua presa. Mas quando esses animais (ou qualquer animal selvagem) são presos em jaulas ou pequenos ambientes em zoológicos, eles não conseguem fazer essas coisas que são naturais e importantes para eles. Ao invés disso, animais nos zoológicos são mantindos em recintos limitados, com praticamente nenhum espaço e tem muito poucas oportunidades de exercício ou de manter suas mentes ativas.

Viver sem essas coisas importantes causa “zoochosis”, uma condição na qual os animais agem de forma estranha e podem inclusive se machucar por causa de tédio ou frustração.

gorilaOs sinais de zoochosis são fáceis de se perceber. Ursos e grandes felinos, como leões e tigres, andam para trás e para frente de forma ritmada. Macacos e pássaros se machucam. Girafas torcem seus pescoços e pendulam suas cabeças para frente e para trás, e elefantes balançam suas cabeças para os lados. Esses não são comportamentos naturais que seriam vistos na natureza.

2 – Os zoológicos se preocupam com principalmente uma coisa (e não são os animais)!

Como muitas pessoas adoram ver animais bebês nos zoológicos, muitos zoológicos criam animais para terem mais bebês e como resultado, ganharem muito dinheiro. Quando os bebês crescem, porém, eles não continuam populares, portanto muitas vezes os zoológicos trocam, emprestam ou vendem animais que não estão mais proporcionando tanto dinheiro. Você pode imaginar alguém se livrar de você apenas por não ser mais um bebê?

Esses tristes indesejados animais podem ir para zoológicos de beira de estrada ou circos itinerantes. Outros são abatidos.

3 – Os Zoológicos raramente ajudam os animais

Muitos zoológicos justificam a razão da sua existência com a justificativa de reproduzir e ajudar espécies em risco de extinção, mas isso não é verdade. Na realidade, a maior parte dos animais em zoológicos não estão ameaçadas, e aquelas que estão nunca serão soltas no seu habitat natural.

tigre

Zoológicos e parques de vida selvagem quase sempre favorecem animais grandes e populares, enquanto ignoram animais menores que precisam de proteção. Manter animais em jaulas não contribui em nada para a manutenção de uma espécie na natureza. Se zoológicos realmente quisessem salvar animais da extinção, estariam ajudando a proteger os habitats naturais desses animais e não os mantendo em prisões.

4 – Zoológicos não são educacionais

Provavelmente a maior mentira que os zoológicos contam para as pessoas que os visitam é que elas vão aprender sobre animais selvagens. Mas a única coisa que os zoológicos ensinam é que não há problema em manter animais em cativeiro, entediados, apertados, solitários e longe de casa.

girafa

A maior parte dos visitantes fica apenas alguns minutos em cada jaula e aprende muito pouco sobre os animais que está vendo. Informações do lado das jaulas muitas vezes não abordam mais que nome da espécie, dieta e habitat natural. O comportamento natural de um animal não é tratado pois eles não tem uma vida normal/natural em um zoológico. Por exemplo, as asas de pássaros podem ser cortadas para que eles não voem, animais aquáticos muitas vezes não tem água com tratamento adequado, e muitos animais que naturalmente vivem em grandes rebanhos ou grupos familiares, são mantidos solitários ou, no máximo, em pares.

5 – Zoológicos são perigosos para os animais

Se você realmente pensar sobre isso, zoológicos são basicamente prisões que deixam os animais sem meios de defesa, ou de escape de situações perigosas. Animais em zoológicos por todo o mundo já foram envenenados, deixados esfomeados, sem tratamento veterinário adequado, e até queimados em incêndios.

araras

Outros animais morreram depois de comer o lixo que foi jogado em suas jaulas, e alguns animais apanham ou são mortos.

Durante desastres naturais como enchentes, incêndios e furacões, animais nos zoológicos muitas vezes são abandonados sem nenhuma assistência ou forma de fugir.

Esses são os 5 principais motivos que nós separamos para você pelos quais você DEVE boicotar o zoológico! Gostou do texto? Se inscreva no nosso blog na barra superior e mantenha-se conectada(o) em nossos conteúdos de Cultura da Paz e Educação para a Paz!