O Natal está chegando e as crianças, afoitas, esperam o grande dia para abrir os presentes. Adultos se apinhando nas lojas… Mas há outras formas de se preparar para a vinda do Jesus Menino em nossas famílias.
Podemos aproveitar essa época para mergulhar no seu verdadeiro significado, e estimular as crianças a vivenciarem o Natal de forma mais espiritualizada. É um período em que deveríamos estar mais conectados com nosso mundo interior, pois é isso que a data festiva representa: uma oportunidade para o despertar de nossa consciência.
As crianças já possuem uma natureza espontaneamente conectada com o mundo superior, precisamos apenas relembrá-las dessa divindade interior. Podemos criar uma atmosfera mais sagrada em casa, com pequenos rituais diários para a simbólica descida do Menino Jesus.
Em alguns países, existe a tradição do Advento, que são os quatro domingos que antecedem o Natal. Nesses dias, ao final da tarde, a família se reúne em torno de quatro velas inseridas em uma coroa de pinheiro. A cada domingo, acende-se uma vela. No último, as quatro estarão acesas. Nesses encontros as famílias oram, cantam músicas natalinas e saboreiam um lanche especial. São momentos bem ricos e cada família pode criar outras atividades para serem feitas juntas nessas tardes de advento.
Um ritual natalino que as crianças adoram é preparar o presépio. Pode-se contar como surgiu o primeiro presépio com a ideia de São Francisco de fazer um teatro do nascimento de Jesus. No livro Francisco, o Herói da Simplicidade esta história é descrita com mais detalhes.
Encontre em casa um cantinho especial, com uma mesa baixinha. Com as crianças, arrume os animais, Maria e José. Deixe vazio o berço do menino Jesus, pois ele só chega no dia 24 de dezembro (ou pode também deixá-lo coberto com um paninho). Passeie com as crianças em um parque e recolha alguns elementos da natureza como pauzinhos, musgo e cascas de árvores para fazer uma linda decoração no presépio. E se as crianças estiverem inspiradas, elas mesmas poderão fazer os bichinhos com argila.
Deixe, durante o dia, que as crianças interfiram na disposição dos elementos do presépio. É sempre um momento importante rearranjar o espaço para o menino Jesus chegar. Esta época natalina pode ser aproveitada para adultos e crianças rearranjarem internamente espaço para a reconexão com seu mestre interior.
À noite, de preferência perto do presépio, toda a família pode se reunir para ouvir histórias natalinas.
Enfeitar a casa para o Natal é também uma das tarefas divertidas para se fazer com as crianças e jovens.
Faça estrelas de Origamis (dobraduras japonesas em papel). Pesquisando na Internet encontra-se inúmeros modelos, desde as mais fáceis até as mais elaboradas – para os jovens testarem suas habilidades… Espalhe estrelas pela casa e sinta um clima de constelação no ar!
Outra ideia interessante é pintar os vidros das janelas com motivos natalinos. Para isso, pode-se usar tinta guache, que facilmente sai depois. Você pode também fazer pequenos arranjos pela casa com vela, nozes, elementos da natureza e pequenos cartões com frases de paz e harmonia. Quando alguém estiver mais agitado (incluindo adultos e crianças) pede-se para ir buscar uma frase nesses locais para que se leia em voz alta.
Canções natalinas são uma ótima ideia para reunir a família e vibrar o amor. A música tem a função de tirar o excesso de racionalismo e permitir o fluir do nosso lado mais amoroso. Sugestões de Paramahansa Yogananda para nossas meditações de Natal são encontradas no último capítulo do livro Meditações Metafísicas e podem ser lidas também com as crianças. Uma delas, muito bonita, sugere que fechemos os olhos, visualizemos uma árvore de natal interior, enquanto vamos, uma a uma, acendendo as lâmpadas com as luzes do amor, bondade, alegria, paz, perseverança e outras qualidades que cada um queira imaginar. As crianças adoram acender essa árvore de natal interior…
Assim, algumas atividades natalinas por dia vão reconectando todos os membros da família a um Natal mais próximo dos ensinamentos de Jesus e dos grandes mestres da humanidade. Aos poucos, junto com as crianças, inicia-se o processo de trocar um Natal consumista por um Natal mais real, que faça brotar novas sementes de amor em nossos corações!
Veja um passo a passo do Advento realizado na Escola Arte de Ser, em São Paulo:
Ligia Miragaia e Maeve Vida são autoras dos livros Gandhi, o Herói da Paz; Francisco, o Herói da Simplicidade; Madre Teresa, a Heroína da Bondade e O Caminho da Flor, editados pela Omnisciência – Educação para Paz. Maeve é, também, autora dos livros Papai e Mamãe Viraram Amigos e Não ao Consumismo, Sim ao Heroísmo! Ambos editados pela Omnisciência. Ilustrações em aquarela de Ligia Miragaia.
Conheça a nossa coleção de títulos infantojuvenis: https://www.omnisciencia.com.br/educacao-para-paz
Sugestão de leitura para os adultos: