As funções e atividades do nosso corpo são reguladas e integradas pelo sistema nervoso juntamente com o sistema endócrino (hormonal), o qual é composto por várias glândulas.
O timo é uma dessas glândulas, localizada na cavidade do tórax, perto do coração. Desde o feto em desenvolvimento, acompanha o crescimento até a puberdade, quando começa a atrofiar, em função da atuação dos hormônios sexuais. No entanto, mesmo encolhendo, continua plenamente ativo, sendo um dos pilares do nosso sistema imunológico.
Se analisarmos a função do timo de maneira mais ampla, podemos perceber sua importância na harmonização da consciência psíquica em relação ao corpo e à mente, pois esta glândula coordena o desenvolvimento da vida desde a fase fetal, adequando o crescimento até chegar à idade adulta. A partir desta fase, protege o organismo de eventuais perigos; com a programação de células especializadas na defesa do corpo.
De forma geral, para termos uma boa saúde física e mental, devemos sempre observar atentamente: nossos pensamentos, alimentação, exercícios físicos e respiração.
Portanto, em relação ao timo, que fica bem pertinho do nosso coração; podemos fazer o seguinte:
- Procurar ter pensamentos livres de rancor, medo; substituindo-os por ondas mentais de amor, compaixão, coragem
- Preferir uma alimentação a base de verduras, legumes, frutas e cereais integrais
- Caminhar regularmente, exercitar o corpo com alongamentos leves e suaves
- Criar o hábito diário de parar por alguns minutos para relaxar o corpo e observar a respiração, que deve fluir suavemente.
Sugestão de yoga para harmonizar a região do coração, tórax, timo:
- Postura da montanha (tadasana)
- Sente-se confortavelmente no solo (sukhasana) ou em uma cadeira (com a coluna reta, porém relaxada): leve sua atenção para o tórax e respire profundamente nessa região.
- Depois relaxe por alguns instantes respirando livre e suavemente.